Come and See

Come and See ★★★★★

This review may contain spoilers. I can handle the truth.

This review may contain spoilers.

“Me coma antes que os alemães o façam.”

Vá e Veja é, para mim, o magnum opus do cinema. Sendo o melhor filme com temática de guerra, é também a melhor propaganda anti-guerra que existe.
Nós vemos o mundo através dos olhos do pré-adolescente Flyora, e isso é evidente pela cinematografia do diretor Elem Klimov. Quase todo personagem de destaque no filme quebra a quarta parede ao falar com Flyora, nos passando a sensação de tudo pelo que o garoto passa. Também acompanhamos o áudio do filme ser degradado diversas vezes conforme Flyora perde sua audição, consequência do bombardeio ao seu redor.

No início do filme, vemos Flyora cavando atrás de armas para se juntar aos Partisans Soviéticos. Um senhor o avisa para não cavar, para não se juntar à guerra. No dia seguinte, o protagonista encontra esse senhor com a sua pele toda queimada e dizendo: “Eu não te avisei para não cavar?”. Flyora enterra a cabeça na lama, tentando novamente cavar, mas dessa vez para esconder seu arrependimento e vergonha.
Logo após, os guerrilheiros ali fazem um manequim, uma escultura de Hitler, para eventualmente explodir. O terror no olhar de Flyora é visível, o pavor no seu rosto é expressado mesmo sem falar qualquer palavra. Flyora já deixou de ser uma criança feliz e já tem os maneirismos e a feição de um adulto que viu coisas que nenhum ser humano deveria ver.

Flyora perde sua família, seus colegas, seus companheiros, seu povo. Viu crianças e famílias serem queimadas vivas dentro de um celeiro. Tudo por conta da guerra. Toda a sua raiva e angústia é descontada ao atirar repetidamente em um quadro de Hitler, com seus olhos largados na perdição. Sua alma perdida em um lugar no qual ele nunca mais voltaria.

Elem Klimov em 1985 fez com que qualquer filme de guerra fosse incomparável ao clássico soviético. É impossível para mim ver qualquer filme, de qualquer gênero, e não comparar com essa obra-prima da sétima arte.

Isobel liked these reviews