Corporate Responsibility

Corporate Responsibility

Assim como no Brasil, a Argentina também teve seu período de ditadura militar marcada por uma intensa colaboração entre regimes militares e empresas, sejam elas nacionais ou multinacionais. Assim como no Brasil a ditadura na Argentina chegou ao fim e é nesse ponto que as histórias se repetem e se diferenciam. Com a Lei da Anistia, os grandes chefes e líderes nacionais(leia-se torturadores, assassinos e sádicos federais) seguiram suas vidas livres do peso da justiça e da consequência de suas ações criminosas. Na Argentina, esses mesmos foram julgados e quase que integralmente, todos que estão vivos até os dias de hoje estão servindo penas pelos crimes contra humanidade e genocídio. Assim elas se diferenciam.

Q:Como elas se repetem?
R: Em nenhum dos dois países nenhum(0) empresário, gerente e chefe de empresa foi responsabilizado por auxiliar, financiar, participar, acobertar ou até diretamente requerer, quase numa relação de contrato com um matador profissional, o serviço de forças repressivas na 'pacificação' ou "combate à agitação e ao terrorismo".

O documentário em questão revela uma relação que alguns diriam "inconfortável" entre o capital e governos autoritários e outros diriam que faz parte do padrão de uma sociedade capitalista.